Como Escolher A Plataforma Ideal Para Seu E-Commerce

Como escolher a plataforma ideal para seu e-commerce?

O e-commerce está em processo visível de expansão e exige cada dia mais recursos para garantir a competitividade das empresas assim como a funcionalidade das plataformas de maneira adequada, criando o ambiente ideal para que os clientes façam suas compras sem interrupções ou problemas de conexão.

Um dos ecursos mais preciosos para garantir a funcionalidade do seu e-commerce é a plataforma na qual ele vai rodar, pois é através dela que as suas transações serão realizadas, além de toda a gestão da sua loja virtual. Mas como escolher a plataforma mais adequada para o seu e-commerce? É para te ajudar nesta escolha que elaboramos o post de hoje. Acompanhe com a gente!

Plataforma SaaS

Plataformas baseadas em “Saas — Software as a Service” são baseadas na nuvem e disponibilizadas aos clientes de acordo com assinaturas mensais, o que pode ser muito proveitoso para quem não tem um orçamento grande para a implantação do seu e-commerce.

Essas plataformas podem ser expandidas de acordo com a sua necessidade, agregando recursos ou apenas espaço de armazenamento de informações. A manutenção é realizada pelo fornecedor, que tem sua solução baseada em diversos servidores espalhados pela rede, garantindo um maior tempo de disponibilidade da ferramenta.

Aquisição de plataforma de e-commerce

Você pode optar também por adquirir a licença de uso de uma plataforma de e-commerce, pagando pelo software completo. Esta solução é mais cara do que a primeira, pois você precisa desembolsar uma quantia de dinheiro bem maior para ter acesso à ferramenta.

A customização desse tipo de plataforma é bastante limitada e você precisa adequar seus processos aos recursos que ela oferece, o que nem sempre é benéfico para o seu negócio. As atualizações de sistema são feitas sempre pelo fornecedor, contudo, têm uma periodicidade bem maior, pois dependem da reunião de vários insights e queixas de clientes para o desenvolvimento de uma nova ferramenta.

Plataforma própria

Se você quiser entrar no mundo do e-commerce com tudo, pode optar por desenvolver uma plataforma de e-commerce própria, exclusiva para a sua empresa. Isso permite que você traduza seus processos em ferramentas, otimizando o trabalho da sua equipe e criando uma solução adequada para a sua loja virtual.

O custo de desenvolvimento de uma plataforma própria supera e muito as duas soluções anteriores, já que há a contratação de equipes de TI especializadas para desenvolver o software de acordo com o que você deseja. Contudo, essa seria a opção mais adequada, já que você teria a solução ideal para o seu negócio, com as características que você precisa para ofertar um serviço de qualidade para seus clientes.

É importante ressaltar que você pode migrar de uma plataforma para outra de acordo com o crescimento do seu e-commerce, portanto, invista na solução que se adequa às suas condições atuais. Se uma plataforma SaaS possui o melhor custo-benefício, invista nela. O futuro só depende de você, então trabalhe com as ferramentas possíveis hoje para ampliar sua atuação amanhã.

E então, o que achou das opções de plataformas? Qual delas se encaixa melhor ao seu momento atual? Você já experimentou alguma delas? Compartilhe sua experiência com a gente através do espaço de comentários! E se precisar de apoio, conte com a área de Consultoria da Digitalents!

Por Sandra Turchi*

 

*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br além de ser articulista de diversos portais.

 

Curso de

FUNDAMENTOS DO MARKETING DIGITAL

Curso de

APERFEIÇOAMENTO EM MARKETING DIGITAL (NÍVEL INTERMEDIÁRIO)

Curso de

ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE MARKETING DIGITAL (NÍVEL AVANÇADO)

Curso de

MARKETING DIGITAL E VENDAS PARA O MERCADO B2B

Curso de

Marketing Digital e vendas para o mercado b2b

Curso de

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO FINANCEIRO

Confira outros artigos

Estratégias com resultados para o seu negócio.

book

válido até 22/04

Curso de

RH NA ERA
DIGITAL