Já abordamos aqui o que é a consultoria em marketing digital, os benefícios e os tipos de serviço que ela oferece. Neste artigo, você descobrirá quando é o momento mais vantajoso para se contratar este serviço. Para adiantar a resposta o momento certo para contratar a consultoria é agora.

Justamente pelos serviços que a consultoria oferece: planejamento, ação e análise, é que você pode precisar e solicitar a consultoria a qualquer momento que ache ser necessário. Seja o seu negócio de pequeno porte, apenas no início das operações ou já uma empresa estabelecida no mercado, confira a seguir as vantagens de contratar uma consultoria.

A ação da consultoria: passo a passo

Uma consultoria em marketing digital fará, primeiramente, uma análise do cenário, ou seja, um diagnóstico interno e externo da sua empresa e de seus concorrentes, da situação do mercado no seu ramo de negócio e definirá um plano de ação e os melhores canais para serem explorados de acordo com o seu público.

Com o planejamento estratégico estruturado, as ações são colocadas em prática por um período específico, depois é feita uma nova análise a partir dos resultados mensurados e elaborado um novo plano de ação. Ou seja, é um círculo que se repete em análise, planejamento, ação, nova análise e assim sucessivamente.

A importância de contratar uma consultoria

Para que você compreenda que não importa em que situação a sua empresa esteja, sempre é o momento de contratar uma consultoria em marketing digital.

Se o seu negócio está iniciando, ele precisa de site, mídias sociais, um blog, entre outros. No entanto, o mais importante, é que seu negócio precisa criar uma presença na internet. É principalmente nisso que a consultoria te ajudará.

Se você tem um e-commerce que já está te rendendo, mas passará por um período de baixa sazonalidade ou teve um prejuízo e precisa aumentar suas vendas de forma rápida, porém sólida, a consultoria pode te ajudar. Ela analisará o cenário e te instruirá como conseguir este resultado, desde um planejamento financeiro até as ações propriamente ditas.

O custo-benefício de uma consultoria em marketing digital

A primeira coisa que você precisa ter em mente é: seu empreendimento não é uma empresa de marketing. É uma empresa de outro segmento que, talvez, possua um departamento de marketing (digital ou não) com profissionais que estão tão concentrados e imersos nas ações e nos problemas da empresa, que muitas vezes não conseguem fazer uma análise mais imparcial e realista do cenário digital.

A consultoria em marketing digital contribui para acrescentar o que há de mais novo, moderno, prático e eficiente no mercado. Utiliza ferramentas financeiras e de mensuração de métricas que te oferecerão uma nova visão do desempenho do seu negócio. São ações com credibilidade, que oferecem resultados a curto e médio prazo.

Com a consultoria, você poupa tempo e recursos com algo que pode ser feito por profissionais preparados e treinados para qualquer situação que ocorra na sua empresa. Isso, mesmo em momentos de crise, já que o trabalho é feito por especialistas.

A consultoria em marketing digital fará o diagnóstico da sua empresa. Mais do que isso, ela te dará um norte dos caminhos que você deve percorrer com fundamentações a partir de relatórios, dando o suporte necessário para impulsionar o seu negócio com o mínimo de riscos. Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de ler o nosso artigo: “Por que sua empresa precisa de uma consultoria em marketing digital?

Por Sandra Turchi*

*Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing DigitaleE-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma dasprofissionaisde marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva deMarketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livroEstratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.